EXPEDIÇÃO JAÚ


Ecoturismo: Parque Nacional do Jaú

porcos_selvagens_parquenacionaldojau_creditos_icmbio
Porcos Selvagens - Arquivo ICMBIO - Parque Nacional do Jaú

Para este roteiro recomendos de 07 a 10 dias, tempo ideal para explorar ecologicamente todos os atrativos naturais que o Parque do Jaú oferece. É um roteiro totalmente customizável, podemos segmentar atividades: Observadores de aves, turismo de contemplação, fotografias de paisagens, fotografias de vida selvagem...

Reconhecido pela UNESCO

Sítio do Patrimônio Mundial Natural e Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, no estado do Amazonas, o Parque Nacional do Jaú protege uma das maiores extensões de florestas tropicais úmidas contínuas do mundo. Destaca-se por ser o único parque do Brasil que protege praticamente a totalidade da bacia hidrográfica de um rio de águas pretas, o rio Jaú.

Mapa - Parque Nacional do Jaú | Arquivo: ICMBIO

Qual a melhor época para visitar o parque?

O Parque Nacional do Jaú é incrivelmente lindo durante todo o ano. O período de seca e cheia na Amazônia proporciona paisagens diferentes. O ideal é poder conhecer a Amazônia nos seus diferentes ciclos. Durante o período de seca é possível visitar as praias e fica mais difícil adentrar a mata de igapó. 

Sítio do Patrimônio Mundial Natural e Reserva da Biosfera

Percorrer o labirinto de selva primária que o  Parque abrange é a melhor forma de conhecer e apreciar as belezas da região. Ao longo dos rios Jaú, Carabinani e Unini, o visitante pode observar bandos de araras e papagaios sobrevoando a floresta de igapós. Na parte mais calma, orquídeas floridas refletem sua delicada forma nas águas escuras.

Sua biodiversidade é tão rica quanto desconhecida, abriga animais pouco conhecidos pela ciência e um dos fatores responsáveis pela ocorrência de tantas espécies no Parque é o grande número de habitats.

Nosso roteiro para  o Parque Nacional do Jaú envolve 6dias/5noites, apenas com saídas  privativas, uma vez que faz-se necessário recorrer aos órgãos federais ,responsáveis pelo parque, para adquirir autorização prévia, para então explorar as áreas permitidas .

 

Referências sobre Parque Nacional do Jaú: ICMBIO: http://www.icmbio.gov.br/parque-nacional-do-jau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *